
COMUNICAÇÃO
COM PERFORMANCE
Nesta aba do nosso congresso artistas irão dialogar sobre seus processos artísticos, além de apresentar suas obras.
ESPETÁCULO

ONÀ
SINOPSE
Este espetáculo é resultante da pesquisa de TCC intitulada “Corpos híbridos uma experiência coreográfica de estudos da técnica de Forsythe associados à capoeira” do intérprete-criador Eduardo Cunha:
ONÀ na língua yoruba significa caminho, referencia-se não somente na trajetória de um povo como também se cruza com aos aspectos subjetivos do percurso de um corpo, investiga e processa a ideia de hibridização do intérprete-criador afim de autorreconhecimento enquanto artista e sociedade.
SOBRE O ARTISTA
Eduardo Cunha é manauara nascido no dia 13 de dezembro do ano de 1999. Começou sua carreira na dança com 12 anos de idade no projeto do governo “jovem cidadão”, logo após passou por vários grupos independentes periféricos de danças populares e também folclóricas apreendendo e contribuindo coreograficamente para os shows produzidos pelos mesmos; a partir de 2014 passou a ser contratado por diversos grupos e/ou cias para coreografar espetáculos de dança.
Em 2018 entrou para a universidade do estado do amazonas (UEA), cursando bacharelado em dança na escola superior de artes e turismo (ESAT), onde teve contato com as danças acadêmicas como por exemplo o ballet clássico, jazz e a dança contemporânea, desde de 2018 participou de diversos cursos livres oferecidos pelo LAOCS, e por outras academias e artistas de renome nacional facilitadores da dança, através também dos grandes festivais de Manaus; desde então vem se aprofundado nas pesquisas corporais e em processos contemporâneos.
ESPETÁCULO

TSU UNI
SINOPSE
Saudações aos rios, saudações às ancestralidades,
saudações à Terra-mãe, saudações ao centro dela, ao que vem de dentro, à dança cósmica, às ecologias, à semiose da semiose, ao solo coroado-manauara-amazônico-nortista.
Territórios. Corpo-território em performatividade. Corpo-água, deságua.
SOBRE A ARTISTA
Tainá Andes Kokama, atualmente é pesquisadora, artista independente e performer. Integrante da Índios.com companhia de dança, Cia de Teatro Vitória Régia e do Instituto de Pesquisa Tabihuni. Trabalha com projetos de pesquisa na área de criação em dança como acionadores de microacontecimentos decolonizadores, Ancestralidade Kokama em performatividade, e Consciência e expressão corporal como provocação cênica. Recém graduada pela Universidade do Estado do Amazonas-(UEA) no curso de Bacharelado em Dança.