
COMITÊ
TÉCNICO-CIENTÍFICO
Nome do projeto
AMANDA PINTO

Doutora em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na linha Artes do Corpo (2015), possui mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2011), especialização em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Federal do Amazonas (2007), graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (2006) e graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Professora efetiva do curso de Dança da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). Atuou de 2012 a 2016 como professora de Artes na Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas. Ex-bailarina do Balé Folclórico do Amazonas - SECRETARIA DE CULTURA DO AMAZONAS. Coordenadora Geral do Programa de Extensão PoloArte na Escola-UEA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança. Ex-Integrante da Diretoria da Associação dos Profissionais de Dança do AM ? APRODAM. Bailarina e coreógrafa na PAJÊ Cia. de Dança (Projeto de Extensão em Jazz e Contemporaneidade da UEA). Intérprete/ Pesquisadora da Contém Dança e Cia. Atua como jurada em vários eventos folclóricos do Estado do Amazonas. Cursista e bailarina anual do Passo de Arte (Santos-SP) e do Festival de Dança de Joinville-SC (1996 a 2005). Experiência profissional nas áreas de Jazz, Street Dance, Moderno, Contemporâneo, Dança de Salão, StreetCom, Dança-Educação, Dança Criativa e Arte do Movimento de Rudolf Laban.
ÉRIKA RAMOS

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), Mestra em Educação Especial (UMINHO- Braga/Portugal), com reconhecimento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mestra em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia (UEA), Especialista em Psicomotricidade (GAMA FILHO), em Neuropsicologia (IBPEX) e em Dificuldade de Aprendizagem Específica (UMINHO). Graduada em Psicologia (UNINORTE) e Licenciada em Dança (UEA). Atualmente é docente de Graduação e Pós-graduação, orienta trabalhos de conclusões de curso, conduz monitorias, compõe bancas avaliativas, realiza recrutamento de seleção/supervisão de estágios, coordena projetos de extensão e aplica consultoria escolar, bem como é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (GEPECAM / UEA). No quesito terapêutico possui experiências em Psicoterapia, Terapia psicomotora, Dança/terapia e Reabilitação neuropsicológica. Atua principalmente nos temas: Desenvolvimento humano e reabilitação, Educação inclusiva, Dança-educação
JANSEN ATIER

Pós Doutor em Physical Therapy pela Florida International University-FIU - USA (2019). Doutor em Engenharia de Produção/Ergonomia - UFSC (2017). Mestre em Ciências do Movimento Humano/Biomecânica - UDESC (2006). Especialista em Ciências do Movimento humano/Biomecânica - UFSM (2004). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UEA. Coordenador da Pós-graduação em Biomecânica da UEA. Visiting Professor in Florida International University - Miami - USA (2018/2019). Palestrante e Organizador de Congressos, Pesquisas nas áreas de: Biomecânica, Ergonomia, Idoso, Saúde Coletiva, Cinesiologia e Pilates.
JEANNE ABREU

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1979). Doutora e Mestra em Sociedade e Cultura na Amazonia, especialização em ginástica escolar UFAM), ginástica rítmica (FAFICLA) e Metodologia do Ensino Superior (UNILASALLE), Coordenadora do Curso de Educação Física da Universidade Paulista/ Campus Manaus(de 2013 a 2015),Professora do Curso de Educação Física da Universidade Paulista (Campus Manaus) de 2005 à 2015, Coordenadora do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas de 2015 até o presente, professora do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas desde 2001, professora do Curso de Educação Física Presencial mediado da UEA, professora do Curso de pós graduação "Dança e Educação" da Universidade do Estado do Amazonas, Professora do Curso de Pós Graduação Educação Física Infantil da UNILASALLE/AM, Diretora Artística da Cia. Amazonense de Dança e Paje Cia. de Dança, Coordenadora do projeto Pesquisas em Jazz na Contemporaneidade (UEA), é membro do GEPOS (UFAM) e pesquisadora na área de gênero e sexualidade.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em coreografia e direção de espetáculos de Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, bailarinos, espetáculos, dança educação, folclore, cultura popular, atividades rítmicas. Participou como jurada dos principais eventos culturais e folclóricos do Amazonas, dentre os quais se destacam: Carnaval de Manaus (grupo especial e de acesso), Festival de Cirandas de Manacapuru, Festival do Boi-Bumbá de Boa Vista do Ramos, Festival Folclórico de Novo Aripuanã, Festival de Quadrilhas de Sta. Isabel do Rio Negro, Festival do Peixe Boi de Novo Airão, Festival de Fanfarras de Manacapuru, entre outros.
JOÃO PAULO LIMA

João Paulo Lima é artista-performer- educador e escritor. Doutorando em Dança (UFBA). Mestre em Literatura Comparada (UFC) Técnico em dança contemporânea e assessor de acessibilidade. Desenvolve suas pesquisas sobre corporeidades diversas. Dirige espetáulos de dança, teatro e video- performance. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência e colaborador do coletivo nacional LGBT: Vale PCD
MEIREANE CARVALHO

Pesquisadora em Dança. Doutora em Artes da Cena - Programa Artes da Cena - UNICAMP. Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia. Área de Atuação: Processos Coreográficos e Dança Educação. Professora Assistente das disciplinas de Composição Coreográfica e Teoria e Análise do Movimento. Professora de Dança do Centro Municipal de Artes e Educação Aníbal Beça - SEMED. Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa LABOCORPO RESIDÊNCIA COREOGRÁFICA/UEA. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. Participante do Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Redes de Saberes - UNICAMP. Membro pesquisadora da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.
RAÍSSA COSTA

Pesquisadora, professora e intérprete-criadora natural de Manaus. Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP. Mestra em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Especialista em Biomecânica pelo Centro Educacional Literatus - Manaus/AM. Graduada pela Universidade do Estado do Amazonas em Bacharelado em Dança e pelo Centro Universitário do Norte/Uninorte em Fisioterapia. Pesquisadora na área de artes cênicas atuando principalmente nas áreas: arte urbana, processos de criação e site-specific. Atualmente é coordenadora e integra o corpo docente do curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, é coordenadora da Pós-Graduação de Artes da Cena da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, é Diretora do Grupo Enlugar ArteMovimento e integrou o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), como bailarina, por 2 anos.
YARA COSTA

Urucuritubense (AM), Corpa da floresta, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestra em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia. Diretora-Intérprete-Criadora da Índios.com Cia de Dança (Amazonas). Sob a sua direção e elaboração de projetos, a Índios.com recebeu diversos prêmios da FUNARTE - Prêmio Klauss Vianna 2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2014; da SEC/AM com edital Proarte 2013; Manauscult com Edital danças da cidade (2014) e Conexões Culturais 2020/Lei Aldir Blanc. Participou da Mostra FUNARTE de Dança e teatro - Mambembão 2012, Plataforma Internacional Estado da Dança (SP) e Festival Internacional de Dança do Recife com o espetáculo "Rastros Híbridos". Foi uma das dez profissionais de dança no Brasil a receber o prêmio Bolsa de Criação Artística da FUNARTE em 2009 com o projeto de pesquisa em dança aérea. O espetáculo "Rito de Passagem" de sua autoria foi premiado com o Palco Giratório 2009, selecionado para o 5o Rencontre de Danses Métisses na Guiana Francesa, Projeto Dança Aérea: Desafios da leveza (Sesc Santana (SP)), Ano Brasil em Portugal (Coimbra) e Concurso Cultura 2014. Fez uma residência artística na Guiana Francesa pela Cia Norma Claire. Atuou como Coordenadora de Cultura e Técnica de Dança do SESC-Amazonas. Participou do movimento Mobiliza Cultura do Amazonas, pelo fortalecimento e engajamento político de artistas da dança e de outras linguagens artísticas. Em 2020 participou dos festivais online PAN (Potencia das Artes do Norte) e Motim. É professora concursada da disciplina Composição Coreográfica da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA). Coordena projetos de iniciação científica e de extensão na UEA, em duas linhas de trabalho: a verticalidade e a transitoriedade de espaços na dança e processos criativos oriundos de estudos sobre "corpas/corpos da floresta", termo lançado a partir da sua tese de doutoramento. Está no Conselho Cientifico e Fiscal da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), é associada da ANDA e da FAEB. Atua como professora no ProfArtes - Convênio UFAM/UEA.